sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Que diabo é esse Blog?

Beber é cultural. As as ocasiões, os locais, o que e até mesmo as formas como bebemos  são relações sociais, e variam de cultura para cultura. Os significados do ato de beber e de todas as outras relações e sentidos que culminam nesse ato mudam de cultura para cultura.

Pela internet, encontrei diversas receitas de bebidas. Todas drinks, produções de coquetéis para uma ou duas pessoas. Produções individuais de bebidas. A individualização do ato de beber é, sem dúvida fascinante. Escolhemos os aromas e sabores que queremos sentir, as quantias de álcool que queremos em nossas bebidas, o que é que vamos beber. Temos um poder maior de escolha individual. Mas temos também uma percepção solitária dos sabores e aromas. A bebida e o beber tornaram-se demasiadas individuais. Seus sentidos - pelo menos é o que apontam os sites com receitas de drinks - são autistas, solitários, egoístas.

Beber é também ato político. Goró.com é uma iniciativa que propõe receitas de drinks coletivos. Os gorós dos rolês. Litros de bebida, garrafas, galões. Uma coisa só. Que beber seja um compartilhamento de experiências. Que os significados diversos da bebida, que as diversas percepções sobre ela sejam postas em diálogo, para que nosso paladar e nosso olfato se tornem mais ricos. Para que nós nos tornemos pessoas mais ricas, mais críticas, mais vivas.

Do it yourself. Faça, com seus companheiros, a bebida da noite. Seja uma, sejam várias, que sejam compartilhadas. Que compartilhemos não só as bebidas, mas nossas ideias e percepções sobre elas.

Bora chapá.



Nenhum comentário:

Postar um comentário